terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os times grandes do Brasil

Tenho vários amigos que "torcem" pro Flamengo, Vasco, São Paulo, etc. e ficam falando que eu torço pra um time pequeno. Ok, concordo, o Criciúma é um time pequeno. Mas o que é um time grande no Brasil?

Campeonatos nacionais existem em centenas de países, uns mais difíceis que os outros, claro, mas mesmo assim existem. Se você considera o seu time grande por ele ter ganho mais campeonatos nacionais que os outros, imagina o CSKA Sofia que já ganhou o búlgaro 31 vezes, o IFK Goteburgo ganhou o sueco 18 vezes, o Skonto FC, ganhou o letão 12 vezes em seguida. Seguindo o raciocínio de alguns, seriam times enormes, já que no Brasil ganhar 5 ou 6 vezes é extraordinário.

O Podersos CSKA Sofia

Brincadeiras a parte, vamos tentar ver o desempenho dos brasileiros no campeonato de verdade, a Copa Libertadores da América, aonde enfrentam adversários de verdade.

Independiente da Argentina possui 7 títulos (e em 7 finais);
Boca Juniors possui 6;
Peñarol possui 5;
Estudiantes possui 5;
Nacional, Olimpia, São Paulo e Santos possuem 3 cada.

Que estranho , hein? Muitos dos grandes times brasileiros nem aparecem, são meros coadjuvantes em uma lista em que os meus amigos "fanáticos de sofá" não devem conhecer e nem respeitar muitos desses times.

A Argentina possui 22 libertadores (7 times), o Brasil 15 (8 times) e o Uruguai 8 (2 times).

Peñarol, 5 Libertadores

O Flamengo diz ter 40 milhões de "torcedores", enquanto o Uruguai conta com 3,3 milhões de HABITANTES.

O recado que eu venho dar com isso tudo é que:
Eu torço pra um time pequeno, mas você também! Não me encham mais o saco! Querem torcer pra um time grande de verdade? Se mude pro Uruguai!

O texto ficou ruim, eu sei, mas estava indignado, depois eu o melhoro.

Abraços, Marcelo

APOIE O TIME QUE VOCÊ VÊ NO ESTÁDIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário