domingo, 26 de junho de 2011

Amadorismo

Se olharmos para os maiores campeonatos nacionais do mundo, podemos perceber que, normalmente, poucos times têm condições reais de serem campeões e são sempre os mesmos. Para exemplificar: na Espanha temos Real e Barcelona, na Inglaterra temos Manchester United, Liverpool e Arsenal, na Holanda, PSV, Ajax e Feyenoord.

"Coincidentemente" esses são os clubes de maiores torcidas no seus respectivos países. Pórem, não percebemos o mesmo ocorrendo no Brasil, em que as conquistas são divididas em vários clubes e todos os anos novos candidatos a campeão aparecem. O grande responsável por isso são as más gerencias desportivas, times como Flamengo e Corinthians perdem mais tempo resolvendo problemas internos do que realmente preparando o time para a conquista de títulos e mesmo com suas histórias centenárias não conseguiram construir um estádio próprio.

Ter um estádio, para um grande clube não serve apenas para mandar os jogos. Cada estádio é visto como um templo em que os seus torcedores vão lá para reverenciar seus ídolos de hoje e do passado, ter a sala de troféus, conseguir renda através de visitas guiadas, entre outros e principalmente como fonte de renda!

Esses dois clubes possuem mais torcedores que a população de vários países e não conseguem se estruturar em pontos básicos. Estádios vazios tem virado tradição graças aos preços abusivos cobrados. Estão esquecendo dos torcedores e grandes clubes podem pagar caro pelo amadorismo, tão presente num negócio tão lucrativo!

3 comentários:

  1. Não esquecendo que a grande culpa dos estádios vazios, não é somente os preços abusivos e sim as redes de televisões(GLOBO) que colocaram os campeonatos no bolso, e com ele fazem o que querem ..

    ResponderExcluir
  2. horários ridículos também contribuiram mto

    ResponderExcluir
  3. No Brasil há uma forma diferente de se pensar futebol. Primeiro que os clubes são Associações e, portanto não possuem lucro e não divide nada com seus sócios. Além disto, conforme a Lei de Falência, uma associação não pode sofrer processo de falência.
    A formação dos clubes brasileiros vieram a partir de uma quantidade de pessoas que quiseram montar um time de futebol para se divertirem e criarem um espaço de recreação, como os clubes tradicionais que frequentávamos quando pequeno.
    Eu ainda acho que o que falta é mais amadorismo, no sentido real da palavra, de "fazer por amor" e menos profissionalismo. O futebol está extremamente físico e padronizado, tornando-se chato e repetitivo.
    Ainda bem que no brasil ainda podemos ver times diferentes campeões. Isso é saudável ao esporte.

    ResponderExcluir