terça-feira, 12 de julho de 2011

A opinião da imprensa e o anti-futebol

A principal característica que faz do futebol um esporte apaixonante é a chance de um time pior ganhar de um time melhor ser bem maior do que nos outros esportes. É a velha frase "dentro de campo são onze contra onze".

Nessa Copa América temos a chance rever dois jogadores se enfrentando, que ano passado fizeram a partida mais anti-futebol da história. Messi x Julio César, Barça x Internazionale e agora Argentina x Brasil.



Dia 28 de abril de 2010 o técnico português José Mourinho armou a retranca mais medrosa da história e aceitou ser pressionado os 90 minutos pela esquipe catalã num jogo totalmente tosco. Enquanto o Barça atacava e nem o contra-ataque a Inter tentava fazer, chegamos ao cúmulo de assistir a um escanteio em que nenhum jogador da Inter estava na área. Ridículo.

Aquele dia ouvi de vários comentaristas comentários do tipo:
"Futebol é resultado"
"A Inter merece ser campeã"
"Mourinho é gênio"



Menos de três meses depois acontece a final da Copa Do Mundo de 2010 envolvendo as seleções da Espanha e da Holanda, duas equipes que jogaram de forma arrojada, sempre indo pra cima, procurando jogar com objetividade e marcar gols. Uma bela partida de futebol, com chances criadas para os dois lados e todos que estavam no estádio saíram satisfeitos com o espetáculo.
Então, eis que ouço dos mesmos comentaristas frases como:
"Essa é a prova que o futebol arte vale a pena"
"Chegaram as equipes com o futebol mais bonito"



A história sempre é escrita pelos vencedores, nunca pelos perdedores. E comentar que o time que foi campeão, o fez porque merecia é mais fácil de falar. Segundo esses comentaristas, não importa o que tu faça, o melhor sempre será o campeão, porém isso vai contra a graça do jogo. Torcer pra quem nunca ganha é chato, mas torcer por um time pragmático também perde a graça.



Muricy ganha vários títulos praticando anti-futebol, faz um a zero e retranca o time, mas como ele é campeão, ninguém ousa falar dele. Ter opinião própria e defendê-la é o que torna alguns membros da imprensa referência, falar do campeão é fácil. Infelizmente a grande maioria são de perdedores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário